Header Ads



TUTORIAL: COMO CONSERTAR O CONTROLE REMOTO



MANUTENÇÃO EM CONTROLE-REMOTO

O controle-remoto é formado por duas partes: Transmissor e Receptor. O transmissor é usado para emitir luz infravermelha contendo os sinais de controle para o TV ou outro aparelho. O receptor fica no aparelho e ao receber o infravermelho, decodifica os sinais e os envia ao CI micro para controlar a função escolhida. Veja abaixo:

Imagem

FERRAMENTAS USADAS PARA TRABALHAR

1 – Lupa ou lente de aumento
2 – Pinça
3 – Alicate de desencapar fios
4 – Alicate de bico
5 – Alicate de corte
6 – Chave de fenda pequena
7 – Chave phillips pequena
8 – Ponta fina
9 – Tesoura
10 – Sugador de solda
11 – Agulha
12 – Faquinha ou canivete

Imagem
EDITADO
Imagem

Além dessas também ferro de solda de 25 ou 30 W ponta bem fina, escova de dentes velha, pedaço de camiseta velha (malha), cola “super bonder” ou “pegamil”, tintas condutivas.

COMO ABRIR UM CONTROLE REMOTO
Tirar os parafusos (se tiver) com chave de fenda ou Phillips, fazer uma torção para abrir uma fenda no gabinete, de preferência na região do porta-pilhas. Após coloque uma lâmina de madeira na fenda produzida (pode ser parte de um pregador de roupas) e passe pela fenda até destravar o gabinete e abrir o controle. O motivo de ser usada a madeira é que ela não danifica a caixa. Veja a seqüência abaixo:

Imagem

Imagem

Não é conveniente destravar a caixa do controle usando chave de fenda. Esta prática pode amassar a caixa.

PARTES DE UM CONTROLE REMOTO

Imagem

1 – Tampa traseira;
2 – Tampa da frente;
3 – Placa de circuito impresso;
4 – Tampa das pilhas;
5 – Botão de avanço e retrocesso do VCR;
6 – Manta (ou tapete) de contatos de grafite.

MANTA DE CONTATOS
Este componente varia em formato e tamanho dependendo do modelo do Controle Remoto. É um tapete de borracha com as teclas para as funções. Embaixo das teclas há um contato de grafite. Abaixo vemos alguns tipos de manta usado nos Controle remotos:

Imagem

Para saber se uma manta tem condutividade, use o mitter em X10. Coloque as duas pontas (vm e pr) no mesmo contato, o mais distantes possível. Se o ponteiro deflexionar, o contato está bom. Se não, o contato já está gasto.

TESTE DA MANTA DO CONTROLE REMOTO

Imagem

COMO LIMPAR UM CONTROLE REMOTO

Limpar a placa usando álcool isopropílico com uma escova de dentes de cerdas macias. Após passe um tecido de malha (pedaço de camiseta velha) umedecido no álcool mencionado. O motivo da manta é que ela não solta pêlos na placa . Lavar a manta de contatos com detergente e água, usando a escova de dentes para tirar toda a oleosidade e sujeira. Secar com um pano, mas sem esfregá-lo na manta. Apenas coloque a manta sobre o pano e dobre-o até ela secar. Lavar a carcaça usando sabão ou detergente neutro, usando a escova para tirar os resíduos que ficam nas cavidades onde se encaixa a manta, tomando o cuidado de não quebrar as partes frágeis. Veja abaixo como se limpa a manta:

Imagem

OBS : USAR SEMPRE DETERGENTE OU SABÃO NEUTRO.
As manchas de fitas adesivas saem com álcool isopropílico ou removedor sem cheiro. Molhe o pano e passe sobre a mancha.

O CRISTAL DO CONTROLE REMOTO

É feito internamente por duas lâminas de quartzo. Através da frequência do cristal, o CI gera o sinal de controle para o aparelho. O cristal pode ter 2 ou 3 terminais. Veja os cristais de dois terminais:

Imagem

Relação dos cristais mais usados em CR:
Com 2 terminais: 455 KHz (o mais usado), 393 KHz, 400 KHz, 420 KHz, 425 KHz, 429 KHz, 432 KHz, 440 KHz, 480 KHz, 485 KHz.
Com 3 terminais: 455 KHz, 2 MHz, 3,14 MHz, 3,45 MHz,3,52 MHz, 3,64 MHz, 4 MHz, 8 MHz.Veja abaixo os cristais de 3 terminais:

Imagem

A diferença das freqüências será notada através do som que o controle emite bem perto de um rádio AM próximo da faixa dos 1000 KHz ou num receptor preparado para testar.
Obs: Pode-se trocar um cristal de 3 terminais por um de 2 na falta do modelo original. A diferença está que o cristal de 3 terminais possui 2 capacitores internos (geralmente de 100 pF). No cristal de 2 terminais, estes capacitores são montados fora dele. Portanto, para trocar o de 3 pelo de dois deve se colocar os capacitores de 100 pF entre cada terminal extremo e o terra.

TESTE DO CRISTAL DO CONTROLE REMOTO

Se o cristal apresentar defeito o Controle não funcionará. O defeito mais comum do cristal é a quebra de seus terminais interna ou externamente, causado geralmente por pancada (o usuário costuma deixar cair o controle no chão). A melhor solução para testá-lo é fazer a troca por um novo com a mesma frequência. Se não for possível a troca na hora, monte um testador de cristal como visto abaixo:

Imagem

Pegue uma placa de CR boa, tire o cristal original e ligue duas garras jacaré nas trilhas correspondentes. Coloque as garras no cristal suspeito, alimente a placa e com um pedaço de manta aperte os contatos. Se a placa de CR emitir som , o cristal está bom.
Também como opção pode se colocar um LED comum no lugar do infrared para ver se o mesmo dá as piscadas quando apertamos os contatos com o pedaço de manta. para ver como devem ser pressionados os contatos da placa usando pedaço de manta.

APERTAR OS CONTATOS COM UM PEDAÇO DE MANTA
Imagem

LED INFRARED

Funciona da mesma forma que o LED comum, porém emite uma luz infravermelha (invisível). Atenção para a posição dos terminais e a colocação destes componentes na placa. Abaixo vemos o aspecto físico de alguns tipos de LED infrared:

Imagem

A cor da cápsula não quer dizer nada na hora da substituição deste componente.


TESTE DO LED INFRARED

Podemos usar a escala de X1 do multitester e verificar se no teste do componente nos dois sentidos o ponteiro só deflexiona num sentido. Se deflexionar nos dois sentidos ou em nenhum ele está queimado. Também podemos trocá-lo por um LED comum ou então montar um testador de infrared com uma placa boa de Controle Remoto. Veja abaixo:

Imagem

A PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO DO CONTROLE REMOTO
Alguns CRs usam componentes (diodos, transístores, CI , resistores e capacitores) comuns. Porém os mais modernos usam os minúsculos componentes SMD. Há também os controles que têm um fotodiodo junto com os LEDs. Estes tipos são chamados de copiadores porque podem copiar o código de outros controles. A placa possui trilhas normais de cobre, trilhas feitas de grafite e os contatos feitos de grafite. Veja abaixo alguns exemplos:

Imagem

ROTEIRO PARA CONSERTO E RECUPERAÇÃO 

Em primeiro lugar teste as pilhas e verifique o estado do porta-pilhas. Às vezes o usuário deixa as pilhas no CR por vários anos e as mesmas acabam vazando e corroendo completamente as lâminas do porta-pilhas.
Se ocorreu o vazamento das pilhas abra o controle e verifique se não houve a oxidação dos contatos metálicos internos e das trilhas. Se não ocorreu a oxidação das trilhas, apenas dos contatos metálicos ainda dá para recuperar o CR. Se as trilhas oxidaram não mais o que fazer. Se não ocorreu o vazamento das pilhas e estas estão boas, abra o controle conforme já explicado, teste os contatos da manta em primeiro lugar. Abaixo temos uma relação de defeitos que ocorrem na manta e a maneira de eliminá-los:
a. Mais comuns oleosidade e sujeira, isolando a manta:
Correção – Lavar a manta e limpar a placa;
b.Sem condutividade nos contatos de grafite:
Correção – Trocar a manta se tiver outra ou usar tinta condutiva (grafite ou prata); Clique aqui para ver as tintas usadas para recuperar a manta.
OBS – Antes de usar tinta condutiva, a manta deverá estar limpa e seca. Passar um pano (malha) molhado com álcool isoprolílico nos contatos para uma melhor aderência da tinta. Também podemos recuperar uma tecla sem condutividade cortando a rodinha de grafite de uma outra manta e colando sob a tecla danificada. Para isto usamos uma cola tipo Super bonder ou Pegamil (apenas uma minúscula gotinha) e a manta a ser recuperada deve estar limpa e com o contato a ser recuperado lixado com lixa de unha.
Se a manta está normal, antes de mais nada troque ou teste o cristal. Se o cristal está bom, abaixo relacionamos os defeitos mais comuns que podem ocorrer na placa de circuito impresso:
a. Mais comuns LED infrared queimado ou cristal quebrado:
Correção – Trocar peças defeituosas;
b. Solda fria no pé do LED:
Correção – Ressoldar;
c. Solda fria nos terminais do CI da placa, principalmente se for do tipo SMD:
Correção – Ressoldar os terminais do CI. Clique aqui para ver um CI SMD ressoldado;
d. Trilhas interrompidas devido a cortes, trincos e corrosão:
Correção – Reconstituir com solda, usar fio bem fino para emenda ou tinta prata condutiva;
Clique aqui para ver algumas placas com trilhas recuperadas com tinta prata. Também vemos a manta recuperada com tinta condutiva;
e. Curtos nas soldas:
Correção – Eliminar com sugador e refazer a solda;
f. Pontes interrompidas:
Correção – Refazer com tinta condutiva prata;
g. Curto nos contatos:
Correção – Limpar com álcool isopropílico;
h. Sem condutividade ou condutividade muito fraca nas ligações:
Correção – Refazer pontos fracos com tinta condutiva prata. (tinta grafite não serve);

OXIDAÇÃO DO PORTA PILHAS

Imagem

OXIDAÇÃO DA PLACA 

Imagem

TINTAS PARA RECUPERAR

Imagem

RECUPERAÇÃO DE TRILHAS E CONTATOS DA MANTA COM TINTA CONDUTIVA

Imagem
Imagem
Créditos: ELETRÔNICA DO PAPAI NOEL




Md satelites chat group xat.com

Nenhum comentário:

Os comentário serão respondidos o mais breve possível... Obrigado

Tecnologia do Blogger.