Como o IBOPE mede a audiência da TV
Você sabe como o IBOPE mede a audiência da TV?
Quantas vezes você já ouviu, ou até mesmo disse, ‘pare de dar IBOPE para essa emissora ou programa de TV “? Diversas vezes, provavelmente, mas saiba que essa frase é sem sentido, afinal, mesmo que você fique 24 horas com mil televisores ligados ao mesmo tempo em um determinado canal ou programa, nenhum dado será enviado para o IBOPE, se você não tiver feito um acordo com o próprio instituto de pesquisa.
Quais empresa medem audiência da TV?
Até pouco tempo atrás, somente o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) era responsável por medir a audiência das Tvs abertas no Brasil.
Agora o IBOPE tem a concorrência da GFK, que desde Outubro de 2014 até Fevereiro de 2015 finalizou o objetivo de instalar 20 mil aparelhos medidores de audiência nas residências de 15 municípios espalhados pelo Brasil.
A maior vantagem da GFK sobre o IBOPE, é a tecnologia capaz de fazer monitoramento da audiência de tv nos aparelhos móveis como celulares e tablets, já que o IBOPE tem tentado por anos diversos tipos de tecnologias para esse setor e nenhum deles foram satisfatórios.
A chegada do GFK para competir com o IBOPE na medição de audiência, para Carlos Montenegro, presidente do IBOPE, é devido a pressão das emissoras como SBT e Record que não se conformam com os números atuais. ” As redes querem um novo instituto para ver se conseguem um numero melhor” Disse Montenegro.
Nenhuma residência pode ficar com o aparelho de monitoramento por mais de 4 anos. E não existe nenhum tipo de remuneração para as residências escolhidas para serem monitoradoras de audiência. A única coisa que os institutos oferecem como vantagem, e que serve como forma de convencimento para a instalação dos aparelhos, é a promessa de que durante o período de contrato, caso a televisão venha a sofrer qualquer tipo de defeito, o instituto de pesquisa paga o concerto, ou dá uma nova equivalente, se for o caso de perda total.
Como se mede o IBOPE ou a audiência da TV
Existem 3 tipos de formas de se medir audiência da TV que são:
Questionários:
Método simples que pode ser feito de porta em porta, ou mesmo por telefone, onde o cidadão é abordado por um agente do instituto de pesquisa e responde a uma séries de perguntas
Medição de audiência diária por aparelho Peoplemeter
O aparelho Peoplemeter, é um aparelho semelhante aos receptores de TV a cabo que fica conectado a tv armazenando os dados da audiência. Normalmente cada morador da residência possui uma senha que deve ser utilizada toda a vez que ele for o “responsável ” pelo canal assistido. Dessa forma, são coletados os dados adicionais como idade, sexo e escolaridade do telespectador.
O IBOPE possui no Brasil 3.765 aparelhos espalhados por 14 cidades, principalmente capitais.
O GFK possui 20mil aparelhos em 6.000 residências espalhados por 15 cidades
O GFK possui 20mil aparelhos em 6.000 residências espalhados por 15 cidades
Medição de audiência em tempo real através do aparelhoPeoplemeter
Esse último sistema indica a cada minuto as variações de audiência, transmitindo instantaneamente os resultados às emissoras. É a forma mais moderna de medição, embora não muito abrangente pois existe somente na Grande São Paulo e somente em 750 casas ou 0,002% do total de residências com aparelhos de televisão no Brasil.
A medição de audiência do IBOPE é confiável?
Quando se descobre que tão poucas residências possuem capacidade para medir a audiência e ainda assim estão presentes em tão poucas cidades desse imenso Brasil, é claro que se cria uma certa desconfiança sobre a eficácia e até lisura do método empregado.
A medição de audiência da Tv, embora seja passada para o grande publico como curiosidade e até mesmo para tentar convencer que determinada emissora ou programa é muito popular, na verdade não é voltada originalmente para o publico em geral, e sim para os patrocinadores e interessados em inserir propagandas nas tvs e negociar os preços dos comerciais e merchands.
A medição da audiência de TV é eficaz para as agências publicitárias, mas não necessariamente refletem a preferência nacional por determinado programa de fato.
Como vimos aqui, se você não possui um acordo com um instituto de pesquisa e não possui o aparelho medidor de audiências, então você pode ver o programa que quiser, até mesmo o jogo de futebol do seu maior rival, que você não estará dando “IBOPE” para eles. A não ser é claro que você poste seu xingamentos sobre a qualidade do programa ou jogo no seu Facebook e Twitter.
Uma coisa é certa, tem muita gente que odeia determinado programa ou emissora ( plim-plim) mas assiste somente para falar mal, afinal. Falar mal de algo é que dá IBOPE de verdade.
FONTEhttp://www.verdadeabsoluta.com/2015/03/como-o-ibope-mede-a-audiencia-da-tv.html
Acesse e indique www.mdsatelites.blogspot.com.br
Curta nossa FanPage www.facebook.com/mdsatelites1
Venha fazer parte dos nossos grupos https://www.facebook.com/groups/madri.sat/







Nenhum comentário:
Os comentário serão respondidos o mais breve possível... Obrigado